top of page
Buscar
  • Foto do escritorMuriel Albuquerque

Vacinação contra Covid-19 em Florianópolis começou na quarta-feira do dia 20/01/2021



A vacinação contra a Covid-19 se iniciou na quarta-feira do dia 20/01/2021 em Florianópolis, segundo informações divulgadas, após reunião virtual com o ministro da Saúde. O tão esperado imunizante chegou à Capital entre segunda (18/01) e terça-feira (19/01).

A expectativa era de que a Anvisa aprovasse as vacinas do Instituto Butantan (CoronaVac) e Fiocruz (AstraZeneca) para uso emergencial no domingo (17/01). Dessa forma, na segunda-feira (18/01) as doses são distribuídas para os Estados brasileiros e a vacinação iniciou em todo território nacional às 10h de quarta-feira (20/01).

Em Florianópolis, a vacinação iniciou pelos profissionais da saúde que trabalham em UTIs, idosos em Instituição de Longa Permanência (ILPI) e profissionais da saúde que atendem diretamente pacientes com sintomas do novo coronavírus. A prefeitura planejou ir até os locais onde esses grupos prioritários estão.

Foram distribuídas 2 milhões de doses da AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac para todos os Estados. A expectativa é de mais 30 milhões de doses para fevereiro e 400 milhões ao longo de 2021. As vacinas Pfizer e Sputnik V também devem ser utilizadas no Brasil, mas a maior parte da vacinação se dará com os imunizantes de produção nacional, a CoronaVac e a AstroZeneca.

A prefeitura se organizou para ir até os locais onde os grupos prioritários se encontram para realizar a vacinação. Entre os profissionais de saúde, a prioridade são para os que atuam no cuidado de pacientes graves, começando por aqueles que atendem em UTIs e depois os que cuidam diretamente de pessoas com sintomas do novo Coronavírus.

As doses que chegaram à Capital na segunda-feira (18/01) não são suficientes para atender a todos os prioritários da fase 1 do plano estadual de vacinação. Por isso, as ampliações para a imunização de outros profissionais da saúde ocorrerá conforme os novos lotes de vacina forem chegando. O início das próximas fases de vacinação dependem das negociações do governo federal, que estima distribuir mais 30 milhões de doses no mês de fevereiro.

Na segunda fase, a previsão é de que serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. A população estimada para essa fase é de 844.644 pessoas. No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares. Este grupo soma 1.365.028 pessoas, na estimativa do governo.

Na quarta e última fase, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos. O grupo é estimado em 166.289 de pessoas.

Fonte: nsc total


163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page