top of page
Buscar
Foto do escritorMuriel Albuquerque

Desvalorização do real atrai investimentos estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro.


A desvalorização do real perante outras moedas como o dólar ou o euro e a queda da taxa básica de juros, a Selic, fazem do mercado imobiliário brasileiro uma excelente oportunidade de investimento para brasileiros e estrangeiros que desejam comprar um imóvel no Brasil morando no exterior.

Além disso, mesmo diante da pandemia do coronavírus, o setor imobiliário no país teve um crescimento de 13,5%, obtendo o melhor resultado desde 2014, segundo informações da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Considerando o retorno médio do aluguel, de 5,9% ao ano e a valorização dos imóveis, chegando a 9,4% ao ano, o mercado imobiliário proporcionou uma rentabilidade média de 15,3% ao ano, na última década, de 2009 a 2019, segundo a Valor Investe.

O mercado imobiliário no Brasil é promissor, inclusive, para o investidor estrangeiro. "Em 2014, com a valorização do real o metro quadrado custava em média US$ 3.040,00. Hoje, o investimento chega a cerca de US$ 1.344,00. Praticamente reduzindo o custo do metro quadrado pela metade", afirma Ariadne Daniele Crinchev, corretora de imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú.

Dessa forma, adquirir imóveis na planta, como apartamentos, por exemplo, é uma grande oportunidade de ter um retorno financeiro, acima da média, conclui Ariadne.

Um outro fator muito importante que chama a atenção do investidor imobiliário, que deseja comprar um imóvel no Brasil, é a possibilidade de crescimento do PIB e a recuperação cambial do real ante o dólar.

Inclusive, Ariadne completa afirmando que: "Comprar um imóvel no Brasil mesmo morando no exterior tanto para brasileiros não residentes como para estrangeiros, não tem muita burocracia e o principal de tudo é estar atento à documentação necessária para realizar a compra do imóvel desejado". Portanto, ela afirma que é preciso ter os seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);

  • Certidão de Nascimento;

  • Certidão de Casamento;

  • Comprovante de renda;

  • Comprovante de endereço;

  • Possuir uma conta ativa no Brasil e que essa conta tenha movimentação mensal;

  • Declaração do Imposto de Renda Anual.

Para completar, ela afirma que documentos em outros idiomas deverão ter tradução juramentada, para serem aceitos e válidos no Brasil.

Fonte: Terra notícias


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page